Jogando RPG por WhatsApp

Um dia desses eu li o seguinte link: http://rpgista.com.br/2015/04/12/rpg-whatsapp-pequeno-manual/

A ideia, então, de jogar RPG pelo WhatsApp me cativou.  Não conhecia ninguém em Manaus, minha cidade, que estivesse interessado em jogar RPG em horários compatíveis com os meus. E, após encontrar algumas espalhadas pelo país pessoas dispostas, vi que o caminho estava propício a usar essa ferramenta pra acabar com o jejum de anos que eu tinha de partidas.

Uma leitura adicional bacana: http://meupailadino.com.br/conteudo/resenhas/o-rpg-atraves-do-whatsapp/


Foi assim que a aventura foi se construindo. Por pouco mais de uma semana, eu ajudei mais 6 pessoas a construir seus personagens. Adotei uma versão modificada do 3D&T, o sistema que eu usava pra jogar na minha adolescência. Logo, mais pessoas foram se unindo ao grupo, fazendo perguntas. Com um pouco de esforço, estávamos preparados para começar. Deu certo, e vem dando certo.

O início é bem simples: assim que os jogadores entram no grupo, são convidados a escolher uma raça e uma “profissão” para seu personagem. As opções iniciais são:

RAÇAS:

  • Anões
  • Elfos
  • Goblins
  • Humanos
  • Minotauros

PROFISSÕES (CLASSES):

  • Bárbaro
  • Bardo
  • Clérigo
  • Druida
  • Feiticeiro
  • Guerreiro
  • Ladino
  • Mago
  • Monge
  • Ranger
  • Samurai

A maioria escolheu guerreiros humanos quando as opções foram apresentadas assim, em forma de lista. Mas, quando expliquei cada um das classes e as particularidades de cada raça, começaram a surgir muitos elfos, e até um samurai anão!

Com o pessoal empolgado, agendamos um horário em que quase todos podiam jogar, e criei um segundo grupo de WhatsApp, específico para a aventura acontecer. Foi um sucesso. No grupo “geral”, tiravam-se dúvidas, e no grupo “específico”, todos interpretavam seus personagens e faziam parte da ação.

Leave a Reply

